ROTEIRO
1º DIA - Out 23 – 4ª. feira – Brasil
Saída do Brasil no voo da Iberia 6826 partindo as 19:35h. Nosso encontro em Guarulhos será as 15:00h para receber nosso kit e iniciar o check in junto a equipe da El Gibor. Para aqueles que desejarem, podem comparecer a sede da igreja a partir das 10h, assim vamos juntos verificar... (continuar lendo)
Saída do Brasil no voo da Iberia 6826 partindo as 19:35h.
Nosso encontro em Guarulhos será as 15:00h para receber nosso kit e iniciar o check in junto a equipe da El Gibor.
Para aqueles que desejarem, podem comparecer a sede da igreja a partir das 10h, assim vamos juntos verificar a documentação, orar e despedir dos nossos familiares e participar de um lanche gostoso. Todos os participantes são benvindos.
2º DIA - Out 24 – 5ª. feira – Tel Aviv
Chegada em Tel Aviv. Encontro com o nosso guia Moshico e traslado ao hotel. Jantar.
Chegada em Tel Aviv. Encontro com o nosso guia Moshico e traslado ao hotel. Jantar.
3º DIA - Out 25 – 6ª. Feira – Tel Aviv – Joppe – Cesareia Marítima – Fonte de Gideão – Tiberíades – Jantar
Café da manhã. Visitaremos Tel Aviv, cidade “Jovem”, que com suas praias e sua vida agitada, nunca perdeu a peculiaridade de uma cidade do interior. É o centro comercial e financeiro de Israel, assim como o foco de sua vida cultural. Nela estão sediadas as mais importantes organizações industriais e... (continuar lendo)
Café da manhã.
Visitaremos Tel Aviv, cidade “Jovem”, que com suas praias e sua vida agitada, nunca perdeu a peculiaridade de uma cidade do interior.
É o centro comercial e financeiro de Israel, assim como o foco de sua vida cultural. Nela estão sediadas as mais importantes organizações industriais e agrícolas, a Bolsa de Valores, os principais jornais, periódicos e editoras.
A Avenida Ha-Yarkon, avenida da praia, possui os maiores arranha-céus da cidade; visita a Joppe, importante porto na antiguidade, onde vivia Simão o curtidor, palco de grandes acontecimentos como o milagre de Dorcas, onde Jonas embarcou para fugir do Senhor, a visão dada a Pedro do lençol com os animais impuros. Continuação para Cesaréia Marítima que desempenhou um importante papel na história do início do cristianismo. Foi aqui que se realizou o batismo do centurião romano Cornelius (Atos 10:1-5, 25-28); Paulo partiu daqui para sua viagem pelo Mediterrâneo oriental, e aqui foi aprisionado e enviado a Roma para julgamento (Atos 23:23-24).
Vista panorâmica da cidade e ruínas e parada no aqueduto. Almoço no Porto.
A tarde visita a Ein Harod, no sopé do monte Gilboa, onde Gideão escolheu seus valentes pela forma como beberam da água. A piscina fica logo em frente a caverna onde emerge a água. No final da tarde chegada em Tiberíades para hospedagem e jantar.
4º DIA - Out 26 – Sábado – Galiléia
Café da manhã. Visitaremos a alta Galiléia, Banias, um sítio arqueológico localizado aos pés do Monte Hermon, nas Colinas de Golan. Ali havia uma cidade chamada, Cesaréia de Filipo, junto as Fontes de Banias, uma das nascentes do Rio Jordão. Regresso ao lago Kineret para visitar Cafarnaum, cidade onde estão as ruinas... (continuar lendo)
Café da manhã.
Visitaremos a alta Galiléia, Banias, um sítio arqueológico localizado aos pés do Monte Hermon, nas Colinas de Golan.
Ali havia uma cidade chamada, Cesaréia de Filipo, junto as Fontes de Banias, uma das nascentes do Rio Jordão.
Regresso ao lago Kineret para visitar Cafarnaum, cidade onde estão as ruinas da casa da sogra de Pedro, a antiga sinagoga e onde Jesus operou inúmeros milagres. Conhecida como a cidade de Jesus por ele ter fixado ali residência. Almoço – famoso Peixe de Pedro.
Continuação para Tabgha, uma quieta angra coberta, na costa norte do Mar da Galileia é o local de muitas histórias do Evangelho, incluindo a Multiplicação dos Pães e dos Peixes. Tabgha vem de uma palavra grega que significa “sete fontes”. Este é o local tradicional dos eventos de João 21 depois da ressurreição – Jesus preparando o café da manhã para os seus discípulos, a pesca milagrosa e a reconciliação de Pedro.
Finalizaremos nosso dia no Monte das Bem-aventuranças onde Jesus proferiu o maior dos seus sermões. Jantar
5º DIA - Out 27 – Domingo – Galiléia
Café da manhã. Visita a Magdala, que significa “Torre de Peixe”, cidade natal de Maria Madalena, situada na costa oeste do lago. Foram encontrados no local uma pedra incomum esculpida com uma menorah de 7 braços, afrescos coloridos nas paredes e micves. Passeio de barco no Mar da Galiléia. Almoço no... (continuar lendo)
Café da manhã.
Visita a Magdala, que significa “Torre de Peixe”, cidade natal de Maria Madalena, situada na costa oeste do lago.
Foram encontrados no local uma pedra incomum esculpida com uma menorah de 7 braços, afrescos coloridos nas paredes e micves. Passeio de barco no Mar da Galiléia. Almoço no Restaurante Pagoda finalizando o dia em Yardenit, local batismal a beira do Rio Jordão, com possibilidade de batismo ou mergulhar nas suas aguas. Jantar
6º DIA - Out 28 – Sábado – Galiléia – Mar Morto
Café da manhã. Sairemos rumo ao Mar Morto visitando o Nazareth Village – Reconstrução de Nazaré antiga onde Jesus cresceu, uma representação viva da vida, o tempo e os ensinamentos como na época de Jesus. A aldeia tem um centro de visitantes e contém achados arqueológicos. Ele reconstrói casas, uma prensa... (continuar lendo)
Café da manhã.
Sairemos rumo ao Mar Morto visitando o Nazareth Village – Reconstrução de Nazaré antiga onde Jesus cresceu, uma representação viva da vida, o tempo e os ensinamentos como na época de Jesus. A aldeia tem um centro de visitantes e contém achados arqueológicos.
Ele reconstrói casas, uma prensa de azeite, e uma sinagoga no estilo do primeiro século da era cristã, e as pessoas caminham vestindo trajes da época. Continuação para Haifa, principal porto de Israel. Almoço.
A tarde visita ao Monte Carmelo, local onde o profeta Elias desafiou os profetas de Baal.
Tempo para ministração. A tardinha chegaremos no Mar Morto para hospedagem e Jantar.
7º DIA - Out 29 – Domingo - Mar Morto
Café da manhã. Manhã livre para banho no Mar Morto, uso das piscinas e do Spa. Almoço no hotel. Nos espera uma tarde de aventura, com passeio de Jeep em Sodoma, visitando a caverna de Ló, e apreciaremos o pôr do sol. Regresso ao hotel. Jantar.
Café da manhã.
Manhã livre para banho no Mar Morto, uso das piscinas e do Spa.
Almoço no hotel.
Nos espera uma tarde de aventura, com passeio de Jeep em Sodoma, visitando a caverna de Ló, e apreciaremos o pôr do sol. Regresso ao hotel. Jantar.
8º DIA - Out 30 – 2ª. feira – Mar Morto
Café da manhã. Visita a Fortaleza de Masada, um símbolo de heroísmo onde 969 judeus zelotes preferiram morrer a se entregarem aos romanos. Uma arquitetura fantástica com os palácios do Rei Herodes descreve bem o local. Ela conta uma história de perseverança e poder, fé e rendição, aspirações e um fim... (continuar lendo)
Café da manhã.
Visita a Fortaleza de Masada, um símbolo de heroísmo onde 969 judeus zelotes preferiram morrer a se entregarem aos romanos.
Uma arquitetura fantástica com os palácios do Rei Herodes descreve bem o local. Ela conta uma história de perseverança e poder, fé e rendição, aspirações e um fim trágico.
A fortaleza de Masada é um lugar no qual além de batalhas com pedras e setas incandescentes, foram travadas, também, batalhas do espírito humano. A visita a Masada é uma experiência excitante.
A história arrepiante e os restos arqueológicos contribuem para a atmosfera especial do local, e preservam o seu passado impressionante.
Almoço no hotel.
Tarde livre para aproveitar as dependências do hotel. Jantar.
9º DIA - Out 31 – 3ª. feira – Mar Morto – Jerusalém
Café da manhã. Subiremos a cidade santa de Jerusalém. Iniciamos nosso dia visitando Ein Gedi, um esplêndido oásis na região selvagem onde David provou sua lealdade a Saul, não o matando enquanto ele se aliviava. Existem também inúmeras referências a este lugar na bíblia como um lugar de beleza. Continuação para Qumram,... (continuar lendo)
Café da manhã.
Subiremos a cidade santa de Jerusalém.
Iniciamos nosso dia visitando Ein Gedi, um esplêndido oásis na região selvagem onde David provou sua lealdade a Saul, não o matando enquanto ele se aliviava. Existem também inúmeras referências a este lugar na bíblia como um lugar de beleza.
Continuação para Qumram, um importante sítio arqueológico que fica na costa do Mar Morto, onde se encontram os restos de uma vila e cavernas onde os famosos pergaminhos do Mar Morto foram descobertos. Almoço.
A tarde visita a Jericó, antiga cidade bíblica da Palestina, situada ás margens do rio Jordão, a quase 240 m abaixo do nível do Mar Mediterrâneo. Descrita no Velho Testamento como a “Cidade das Palmeiras”, é conheci da como o lugar do retorno dos israelitas da escravidão no Egito, liderados por Josué, o sucessor de Moisés. É considerada a cidade mais antiga ainda existente, com mais de 10.000 anos. A cidade é um museu a céu aberto.
Visita as ruínas da antiga cidade, a Fonte de Eliseu, e um antigo sicómoro.
No final da tarde Entrada triunfal em Jerusalém, tempo para oração e santa ceia.
Hospedagem e Jantar.
10º DIA - Nov 01 – 4ª. Feira – Jerusalém
Café da manhã. Visita as escavações da cidade de Davi considerada a parte mais antiga de Jerusalém. A presença da nascente d’água chamada de Gihon (em hebraico) foi o que impulsionou o desenvolvimento de uma civilização agrícola na região. Na parte superior da cidade foram achados prédios administrativos desde a época... (continuar lendo)
Café da manhã.
Visita as escavações da cidade de Davi considerada a parte mais antiga de Jerusalém. A presença da nascente d’água chamada de Gihon (em hebraico) foi o que impulsionou o desenvolvimento de uma civilização agrícola na região.
Na parte superior da cidade foram achados prédios administrativos desde a época de Davi e na parte inferior o antigo túnel dos Cananeus que levava água para dentro da cidade, a partir da fonte de Gião. Mesmo após 3.000 anos de história podem ser vistas ali as marcas da presença do povo de Israel e do Rei Davi, estas marcas nem o tempo conseguiram apagar. O túnel de Ezequias, aberto pelo Rei Ezequias, escavado na rocha sólida, foi projetado para agir como um aqueduto para abastecer de água a Jerusalém durante um sítio organizado pelos assírios, conduzidos por Senaqueribe.
Sairemos no Tanque de Siloé que é um marco situado na parte inferior da inclinação sul de Ophel, o local que fazia parte da antiga Jerusalém, a oeste do vale do Cédron e da antiga Cidade de Davi, agora ao sudeste (parte externa) das paredes da antiga cidade e onde após uma ordem de Jesus o cego foi curado. Almoço.
A tarde visitaremos primeiro o cenáculo, palco da última ceia com os discípulos e posteriormente descida do Espírito Santo. O Cenáculo reside no andar superior de um edifício no Monte Sião. O edifício foi poupado durante a destruição de Jerusalém sob Tito (70 D.C.), e três paredes originais ainda existem: a Norte, Leste e Sul. Aqui teremos um tempo para oração. A seguir visita ao túmulo do Rei Davi.
Jantar
11º DIA - Nov 02 – 5a. feira – Jerusalém
Café da manhã. Sairemos cedo para visitar o Monte Moriah, com as mesquitas de Omar e EI Aksa. Aqui ficava o celeiro de Araúna e seu campo de trigo, local onde o Rei Davi ofereceu o sacrifício ao Senhor afim de que a praga cessasse sobre a cidade de Jerusalém. Eleito... (continuar lendo)
Café da manhã.
Sairemos cedo para visitar o Monte Moriah, com as mesquitas de Omar e EI Aksa.
Aqui ficava o celeiro de Araúna e seu campo de trigo, local onde o Rei Davi ofereceu o sacrifício ao Senhor afim de que a praga cessasse sobre a cidade de Jerusalém. Eleito pelo rei Davi para construir um santuário que abrigasse o objeto mais sagrado da fé judaica, a Arca da Aliança.
Conhecido como Monte do Templo, onde Abraão, o Pai da fé, teria oferecido seu filho lsaque a Adonai. Também visitaremos o Kotel ou Muro das Lamentações, ou Muro Ocidental, (Kotel HaMa’aravi) que é o local mais sagrado do judaísmo. Trata-se do único vestígio da esplanada do antigo templo de Herodes, erigido por Herodes o Grande no lugar do Primeiro Templo de Jerusalém. Seguiremos pelo Túnel de Wilson até o Tanque de Betesda.
Este reservatório ficava perto da Porta das Ovelhas, onde muitos doentes, como cegos e coxos, se juntavam aguardando que as águas se agitassem, sendo que o primeiro doente a entrar na água ficaria milagrosamente curado.
Ali aconteceu um dos milagres de Jesus: a cura do paralítico. Almoço no Shopping Mamilla.
Tarde livre. Jantar. Vigília no Getsemani das 22h as 24h
12º DIA - Nov 03 – 6a. feira – Jerusalém
Café da manhã. Pela manhã visitaremos um lugar muito especial: Shilo. É o local antigo onde o tabernáculo, ou mishkan, foi mantido por 369 anos. O tabernáculo abrigou a arca sagrada, na qual foram guardadas as tábuas dos dez mandamentos. Antes que os antigos israelitas viessem a Israel, Shilo era uma cidade cananéia. Tel... (continuar lendo)
Café da manhã.
Pela manhã visitaremos um lugar muito especial: Shilo.
É o local antigo onde o tabernáculo, ou mishkan, foi mantido por 369 anos.
O tabernáculo abrigou a arca sagrada, na qual foram guardadas as tábuas dos dez mandamentos.
Antes que os antigos israelitas viessem a Israel, Shilo era uma cidade cananéia.
Tel Shilo é agora um sítio arqueológico, onde era a antiga cidade de Shilo.
Era a cidade mais sagrada para os antigos israelitas, uma peregrinação era feita três vezes por ano. Durante uma dessas peregrinações, Hannah, a esposa estéril de Elchanan, veio orar por um filho. Este filho foi o profeta Samuel, que foi criado por Eli, o sumo sacerdote em Shilo.
Foi aqui também que as filhas de Shilo saíram para dançar e os homens de Benjamin as escolheram como esposas. Foi também de Shilo que a Arca Sagrada foi levada para a batalha e perdida temporariamente para os filisteus. Almoço.
A tarde visitaremos o Vale de Elah e a Caverna de Adulão. Adulão foi uma das cidades reais dos Cananeus, onde Davi encontrou na caverna 400 homens angustiados que se transformariam em seu pequeno exercito.
Ela permaneceu próxima à estrada a qual posteriormente tornou-se a estrada romana no Vale de Elá, cena da vitória memorável de David sobre Golias e não distante de Gate. Foi uma das cidades que Roboão fortificou. Miquéias a chamou de “a glória de Israel”.
Tempo de ministração e oração. Jantar.
13º DIA - Nov 04 – Sábado – Jerusalém
Café da manhã. Visitaremos a aldeia de Lazaria ou Betânia, aldeia de Lázaro, Marta e Maria onde visitaremos o túmulo de Lázaro, continuando para uma visita panorâmica em Belém, que quer dizer “Casa do Pão”, foi identificada como a antiga Efrata, local onde nasceu Jesus, também é a terra natal... (continuar lendo)
Café da manhã.
Visitaremos a aldeia de Lazaria ou Betânia, aldeia de Lázaro, Marta e Maria onde visitaremos o túmulo de Lázaro, continuando para uma visita panorâmica em Belém, que quer dizer “Casa do Pão”, foi identificada como a antiga Efrata, local onde nasceu Jesus, também é a terra natal do rei Davi, e o local onde ele foi coroado rei de Israel.
Almoço e restante da tarde livre.
Jantar.
14º DIA - Nov 05 - Domingo – Jerusalém – Dia de Jesus
Café da manhã. Iniciaremos nosso dia no Monte das Oliveiras para dali descer a pé ao Getsêmani, que significa lagar de óleo ou prensa de azeite. Aqui Jesus e seus discípulos se reuniram para orar, e também foi o cenário da entrega e da sua prisão, onde Ele passou grande aflição... (continuar lendo)
Café da manhã.
Iniciaremos nosso dia no Monte das Oliveiras para dali descer a pé ao Getsêmani, que significa lagar de óleo ou prensa de azeite.
Aqui Jesus e seus discípulos se reuniram para orar, e também foi o cenário da entrega e da sua prisão, onde Ele passou grande aflição e suou gotas de sangue. Após seguiremos para o Monte Zion, a casa de Caifás, onde Jesus ficou detido e onde no pátio Pedro o negou 3 vezes.
Almoço. A tarde visitaremos o pátio da Fortaleza de Antônia, construída por Herodes, o Grande, na extremidade oriental da mu ralha da cidade, ligada ao Templo por uma galeria, e cujo nome homenageava o triúnviro romano, Marco Antônio, protetor de Herodes.
Aqui Jesus foi torturado, antes de ser entregue para crucificação. Saindo da Fortaleza, percorreremos a Via Dolorosa, uma rua na cidade velha de Jerusalém, que começa na Porta de Santo Estevão e termina na parte ocidental da cidade.
Faremos o trajeto que Jesus realizou carregando o madeiro desde a Fortaleza de Antônia ate o Gólgota, nome dado à colina que na época de Cristo ficava fora da cidade de Jerusalém, onde Jesus foi crucificado.O termo significa “caveira”.
Entrada ao Jardim do Túmulo, ao lado do Gólgota, próximo ao portão de Damasco, onde foi encontrado um lagar, uma cisterna e um túmulo.
Tornou-se um jardim aonde as pessoas vão para refletir, não apenas sobre a morte de nosso Salvador, mas em Sua ressurreição e a esperança da vida eterna.
Jantar de despedida e entrega de certificados.
15º DIA - Nov 06 – 2ª. feira – Jerusalém – Brasil
Café da manhã. Manhã livre. Hospedagem até as 11:00h. Ao meio dia saída para almoço, despedida de Jerusalém e traslado ao aeroporto para embarque de regresso ao Brasil no voo Iberia 1872 as 18:30h. Noite a bordo
Café da manhã.
Manhã livre. Hospedagem até as 11:00h.
Ao meio dia saída para almoço, despedida de Jerusalém e traslado ao aeroporto para embarque de regresso ao Brasil no voo Iberia 1872 as 18:30h.
Noite a bordo
16º DIA - Nov 07 – 3ª. feira – Brasil
Chegada e fim dos nossos serviços. Agradecemos a participação de todos. Ano que vem, em Jerusalém !
Chegada e fim dos nossos serviços.
Agradecemos a participação de todos.
Ano que vem, em Jerusalém !